Evolução VS Morte


Não tenho dúvidas de ter crescido ouvindo que determinada tecnologia/metodologia, morreria com a criação de novas ou mesmo com determinadas mudanças de comportamento recorrentes no mercado. Este fato provavelmente me torna descrente de que isso seja verdade, afinal ainda leio livros e escuto rádio (pobre VHS). A questão atual é que o modo single-player dos jogos virá a falecer devido à busca de jogos multiplayer no mercado e o retorno que as empresas tem com estes títulos.

Sem entrar no mérito das estratégias de mercado, já existem títulos que mesclam os modos de jogo, como exemplos de sucesso temos o jogo Dead Island e Magicka, nestes você pode jogar normalmente o single-player e a qualquer momento é possível ativar o modo on-line, continuando do mesmo ponto, porém agora com a companhia de um amigo.

Jogadores aleatórios no Dead Island.

Com o Magicka apesar de funcionar bem sozinho, o modo on-line sofre muito caso a conexão esteja ruim, muitas vezes é necessário utilizar algum sistema de VLAN, mas títulos como o Dead Island e o Resident Evil 5, geram um equilíbrio entre as conexões, proporcioando uma jogabilidade muito boa. Ao observar que até o Battlefield 3 cujos antecessores sempre foram multiplayer, optou por não só acrescentar o single-player como também o modo cooperativo, que se faz necessário caso você tenha necessidade de treinar pilotar os veículos, que não aparecem no single-player, torna-se mais claro que existe mais foco na diversividade que na especialização de um modo de jogo.

Resident Evil 5 Coop em Português

Apresentados os argumentos, já existem casos de sucesso aonde o jogo pode existir para console, ser jogado sem conexão com a internet e possuir opções de multiplayer como os citados acima. Cada vez mais vemos a criação dos mesmos títulos com versões para PC e XBOX e PS3, acho extremismo retirar a existência da possibilidade de jogo mais simples e manter outras jogabilidades que dependem cada vez mais de recursos ambientes que podem nem sempre estar disponíveis, gerando assim, insatisfação do cliente que não pode aproveitar aquilo que comprou devido à indisponibilidade de terceiros. Visto isso, me parece muito improvável o fim de um modo de jogo, o que me faz acreditar que são apenas mais e mais especulações sobre o fim de uma prática devido ao sucesso de outra.

Comentários

Postagens mais visitadas