Max Payne 3: First shoots


Apos muito ouvir falar sobre a produção, dublagem e várias referências do jogo, adquiri pela STEAM, o novo Max Payne 3, e não me decepcionei em nada. Mesmo tendo mantido expectativas muito altas sobre  esta continuação, acredito que uma completa troca no ambiente e a preocupação de manter a coesão das ações e pensamentos do personagem tornam este jogo uma reconstrução digna dos títulos anteriores.


Este post foi criado justamente antes de eu finalizar o jogo, pois não servirá como uma revisão da obra e sim como uma memento do efeito que a produção consegue criar enquanto é explorada. Fiquei muito impressionado com a riqueza dos poucos detalhes disponíveis para ser explorados no jogo, todas as televisões (que são poucas), possuem programas com uma média de 8 minutos, e a produção desse material é composta por pequenos detalhes que são incrivelmente comuns ao nosso dia a dia. Ainda que a entonação, pronuncia e a escolha de palavras falhe em alguns momentos, vemos que a ambientação funciona muito bem, ainda observando um determinado momento do jogo aonde o protagonista se vê em em uma favela e não consegue entender nada que as pessoas falam, temos pela primeira vez em tempo de jogo, a imersão na situação do personagem que chega no Brasil e se depara com a os costumes regionais, mas não consegue interagir com as pessoas, não tem um guia ou tradutor, e as pessoas não se incomodam em ajudar quando ele tenta falar português.


Apesar de que já imagino que o final é bastante previsível, não acho que a história seja ruim, ela é apenas simples, e como temos a perspectiva externa à do personagem, é compreensível que a função do roteiro é proporcionar a complicações que afligem os patrões do protagonista, e o diferencial é justamente a presença do Max, que para os demais, é somente um segurança. Apenas o jogador acompanha o passado ele e entende os problemas pessoais que o impedem de pensar nos acontecimentos apenas como um trabalho, levando-o a não desistir de resolver o problema.



A impressão durante o jogo é que tudo funciona muito bem, a jogabilidade é boa para o que se propõe, a história é suficiente para proporcionar a imersão no ambiente, que é ampliada quando nos deparamos com situações aonde muito do jogo foi feito para, e será compreendido apenas por jogadores brasileiros, uma vez que não existem opções de legenda para as falas em português, visando aproximar jogadores estrangeiros à situação do protagonista. E esta soma de fatores que tornam a experiência de jogar Max Payne 3 algo ainda mais valioso e de certa forma única para o publico brasileiro.




Comentários

Postagens mais visitadas