Apenas mais Beat'em ups


Um estilo já de longe utilizados nos jogos e que por mais que me digam o contrário tem Cadilacs & Dinosaurs como seu mais clássico titulo, os Beat'em Ups (ou Brawlers) em minha humilde opinião são aqueles jogos aonde você vai com seus personagens, ainda que um jogador controlando apenas um personagem por vez, espancando e destruindo tudo e todos que aparecerem no caminho. Apesar da descrição simples, não entendo como hoje isso pode causar tanta confusão e "xiitismo", entre os gamers.

A mais de dois anos atrás, houve certa discussão em um grupo que participo, sobre a arte conceitual do personagem Dante da série Devil May Cry, franquia essa que acompanho a um bom tempo. A discussão era referente à então futura continuação de titulo "Devil May Cry" aonde o inicio da história seria recontada. Minha surpresa se deu ao ver como as pessoas se prendiam à imagem atual do protagonista, enquanto eu queria apenas mais um bom jogo. 
DMC - Dante, antes e depois.


Interessante que mesmo após esta discussão, revivi a mesma situação com o jogo Bayonetta, aonde o jogo que apesar de ser também um brawler, em minha opinião se distancia bastante de DMC, em consideração ao balanceamento entre o poder do personagem e de cada adversário e a forma de utilizar os movimentos como gatilhos em combate, tornando assim a experiência muito melhor. A protagonista de Bayonetta foi largamente atacada devido ao enorme apelo sexual em seu design e na vulgaridade e sensualidade/fetichismo apresenta pela personagem no roteiro do jogo, não discordo que exista isso, e acredito que estes apelos foram utilizados para dar visibilidade ao titulo, mas minha indignação se deu quando as pessoas criticavam um jogo que elas não haviam jogado e nem queriam jogar.


Bayonetta para Xbox 360 (bem melhor que a versão do PS3)

Dessa forma chegamos ao cenário atual aonde não tenho medo de apostar na nova franquia dos Beat'em Ups, que apesar de ter aprendido um pouco com Bayonetta vem com um apelo no minimo semelhante, porém disfarçado nos moldes dos antigos filmes "trash" de terror, estou falando do Lolipop Chainsaw, titulo que vende a ideia de líder de torcida que também atua como caçadora de zumbis. Deposito minha confiança na franquia não pelo material promocional e sim pela observação da engine do jogo e os game plays apresentados, as diversas propagandas e todo o resto não são capazes de vender a experiência de jogo. Os cenários de batalha, a utilização de combos, golpes, variação de armas e geram um ambiente aonde assim como nos jogos citados anteriormente você tem liberdade de atravessar um cenários de diversas formas, com uma ampla variação de movimentos e dependendo da sua habilidade sem que nenhum inimigo encoste em você. Apesar de ter mencionado não ter gostado do material promocional segue um trailer do jogo:


Apostando na experiência de jogo.

No mais, torço pelo sucesso dos jogos deste estilo, para que esse tipo de mercado não seja engolido por jogos que como as séries Assassin's Creed e Batman Arkham, aonde o esquema de se envolve menos na habilidade de diferenciar os combos e mais na percepção e velocidade de interação com os gatilhos de cutscenes de forma que ainda sendo ótimos jogos, apresentam um tipo de diversão diferente, pois nestes existe uma quebra do ritmo aonde você atua para o momento que você observa o "contra-golpe" sendo realizado.

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