Tributo ao "Rock"Man


Megaman X
Para quem não conhece o personagem Megaman (Rockman para quem jogou a versão japonesa), recomendo começar pelo Megaman 7 para o SNES,  passar para à série X (SNES/Playstation) e para completar a série ZX (DS). Os links anteriores, podem até conter a história referente à franquia, mas digo com certeza que não foi o enredo que me manteve fiel às sequências lançadas e não é apenas saudades que me fazem gostar do jogo, mas sim o desafio proposto por um ambiente desafiador e imersivo, sendo assim para conhecer realmente é necessário jogar para gostar.

Rayman Origins
Esse final de semana tive a oportunidade de jogar Rayman Origens para o Nintendo Wii, e depois de um período jogando, compreendi que os famosos jogos de plataforma (Side-scrolling) não perdem a capacidade de entreter com o envelhecimento da tecnologia, diferente dos jogos em 3D, que rapidamente perdem a imersão, quando comparados às novas tecnologias. Posso estar errado, mas o mais interessante é o aproveitamento das tecnologias antigas, vide Angry Birds e sua "perfeita" utilização dos sons em jogos.

Dada toda a atualização ao contexto dos jogos de plataforma, hoje reconheço que as horas gastas jogando as sequências de Megaman contribuíram para minha preferência musical. Estou consciente que não foi apenas isso que determinou o gosto e ponto final, mas quando retorno e observo que eu não tinha contato com rock, e ao ouvir músicas de aberturas e outros sons que se assemelham ou até eram rock, eu associava isso à experiência do jogo.

Como de costume não pretendo discorrer sobre gostos e música em geral, e sim, chamar atenção sobre determinadas trilhas sonoras de jogos que como Braid e Bastion, exploram o som, de forma que eu considero original e até inovadora.





Segue uma das minhas favoritas (mesmo em 16bits) da franquia:



Na sequência a abertura de Megaman X6 já para consoles de 32bits.



Eu não consegui encontrar as trilhas completas (mais por falta de esforço mesmo), segue alguns links para quem quiser conhecer mais:

MegamanX - Soundtrack part 1

Tempo - Nome:
0:00 Capcom Logo 
0:03 Title Screen
0:28 Intro Stage
2:04 Vile Boss 1
2:28 Vile Boss 2
3:36 Zero Theme 1
4:16 Zero Theme 2
5:25 Stage Select 1
5:57 Stage Intro or Boss Intro
6:04 Armored Armadillo
8:01 Boomer Kuwanger


MegamanX - Soundtrack part 2

Tempo - Nome:
0:00 Chill Penguin
1:30 Flame Mammoth
3:28 Stage Select 2
4:11Launch Octopus
6:02 Spark Mandrill
7:52 Sting Chameleon 
9:11 Storm Eagle

Comentários

Postagens mais visitadas