Continuando as expansões



Lembro ter demorado um tempo para entender que o Starcraft Broodwars, não era o Starcraft 2. O estranho não é essa demora em si, mas sim o fato que eu já conhecia Diablo 2: Lord of Destruction, e entendia que ele não era uma continuação do Diablo 2 e sim uma expansão à história do jogo. Acho que a minha confusão se dava pelo fato que o pacote do Lord of Destruction, praticamente aumentava a quantidade de “fases” do jogo, que eu já havia jogado, enquanto o Broodwar alterava a ordem das missões e quantidade de unidades desde o inicio da campanha.

Hoje acredito que não só por influência das manobras da Blizzard, uma vez que a série Baldur’s gate já tinha uma expansão da história do jogo chamada Tales of the Sword Coast, nos aproximamos de um cenário aonde os jogos de console, vão manter sincronia constante com um servidor, não visando somente a autenticação do produto, mas como forma de manter a experiência de jogo, continua e variada. Acompanho a utilização dos DLCs (Downloadable content / Conteúdo para Download), e alguns títulos como Red Dead Redemption possuem pacotes para download de forma que mesmo após já ter concluído o jogo, permitem que você amplie a experiência vivendo aventuras adicionadas por estes pacotes. Diferente da forma usada pelo Batman Arkham City, que apesar de também possuir DLCs que ampliam a história, o titulo já trás ao ser adquirido um pacote gratuito, com as sequencias da mulher gato no jogo. Tanto Red Dead Redemption quanto Arkham City, são jogos que você normalmente jogaria completamente off-line em seu console ou computador, mas a diferença se da quando você adquire o Arkham City, para que se possa aproveitar toda a experiência que o jogo proporciona, você precisa de acesso à internet afim de baixar o conteúdo "extra" que faz parte da história principal do jogo. O Red Dead Redemption apresenta um jogo completo do inicio ao fim, você só precisa baixar DLCs para aumentar a história, não para completar lacunas em tempo de jogo.

Lembrando que estou me referindo à jogos de consoles ou até jogos de computador que rodem sem a dependência de um servidor on-line, diferente dos MMORPGs ou jogos como o Diablo 3, cuja necessidade de conexão é obrigatória para que se possa jogar. Acredito que estamos sendo dirigidos a um cenário aonde cada vez mais você será dependente de manter seu console, ou pc conectado à internet para assim apreciar um jogo que você já adquiriu, em sua totalidade. A preocupação é que no futuro tenhamos jogos que você compre e jogue, porém para que você possa ter a experiência completa que o jogo propicia, seja necessário adquirir e baixar novos conteúdos para completar o produto que você já possui, diferente do cenário atual aonde você amplia o produto que comprou.   

Comentários

Postagens mais visitadas