Habemos Mass Effect Andromeda

    Não é nenhuma novidade que em 2017 a empresa Bioware lançou após cinco anos a continuação da trilogia Mass Effect(ME), batizada de Mass Effect Andromeda o jogo se passa após a trilogia ainda que os personagens da continuação tenham deixado a via láctea antes do termino de ME 3, de forma que  estes não possuem conhecimento do ocorrido e as citações à personagens dos jogos anteriores são de momentos anteriores à partida dos protagonistas para andromeda, a nova galaxia.
Também não será nenhuma surpresa que o jogo lançado estava repleto de bugs e além de diversos defeitos nas animações, as que não estavam com problemas apresentavam personagens apáticos e nada cativantes. Seguem alguns dos vários defeitos que vivenciei:


    Recententemente um artigo do site Kotaku fomentou a discussão sobre os cinco anos de desenvolvimento de um jogo que chegou ao mercado de forma a frustrar os mais apaixonados pela franquia até o momento. No artigo é discutida a visão original do jogo aonde teríamos centenas de planetas para serem explorados, unidos a um sistemas de navegação que permitiria que o jogador pilotasse a nave e transitasse dentro dessa galaxia, Considerando que em 2012 ainda não se tinha os conceitos que hoje temos com No Man's Sky a visão das equipes de produção era a de retomar o aspecto de exploração que foi apresentado em uma pequena parte do primeiro ME. Porém esta decisão levou a diversos problemas que as equipes de desenvolvimento em diferentes países tiveram que lidar ainda balanceando com os projetos que já estavam em andamento. Tardiamente o a proposta original do projeto reduziu a navegação para 30 planetas e ainda após isso, apenas um ano e meio antes do lançamento de ME Andromeda, chegou-se ao consenso de utilizar apenas os 7 planetas, retirar as mecânicas de navegação e construir os roteiros e histórias das missões em cima das mecânicas que conseguiram ser bem desenvolvidas, que foram as de combate e direção do Nomad (Veiculo que se usa nos planetas). 

Imagem da tecnologia de expressão facial inicial para ME Andromeda.

    Assim podemos entender que o produto que recebemos é uma edição de diversas mecânicas, agrupadas e utilizadas em apenas 18 meses, devemos considerar que diversos recursos consumidos nesse período que já haviam sido testados e aprovados, tiveram que ser modificados o que gera vários imprevistos como as diferenças que podemos identificar neste vídeo aprovado em 2016 e a versão que foi lançada para Playstation 4 (PS4) em 2017.

    Ainda assim a Bioware lançou o jogo e este chegou às mãos de diversos jogadores, alguns através do serviço da Origin tiveram acesso antecipado a uma parcela do jogo, e mesmo estes jogadores já experimentaram alguns do erros que o produto apresentava. melhorias às feições apáticas e algumas animações já vem sendo disponibilizadas e ainda assim diversos problemas ainda devem ser corrigidos no futuro até podermos considerar ME Andromeda um produto estável. 
    Feito a análise do que se passou com o jogo, conversei com algumas pessoas que tiveram acesso a ele e o que temos em comum, é que mesmo que o jogo não seja uma experiência superior aos dois últimos títulos da trilogia original, ME Andromeda não perde o espirito da série, alguns o consideram uma história a parte mas reconhecem ele como sendo a continuação da franquia ainda que com sua identidade própria, nos divertimos com as mecânicas de combate, que não decepcionam em nada e são aclamadas como o ponto mais alto do novo titulo, a exploração dos mundos, algumas das histórias também são interessantes a gestão de equipes de assalto assim como a possibilidade de participar das equipes, mesmo que não com o seu personagem você consegue acessar o modo multiplayer dentro da história do jogo e lucrar com os benefícios da vitória da equipe. Ainda que poucas as qualidades do jogo não são pequenas e estão generosamente distribuídas nas horas da história principal e das missões opcionais de forma que mesmo que erros de animação possam ocorrer e gerar uma completa quebra de ânimo, as equipes responsáveis pela produção conseguiram entregar um jogo divertido.

     

    Realmente espero que a franquia não seja encerrada pela decepção causada pelos acontecimentos que levaram Mass Effect Andromeda a ser uma fração da proposta original, ainda que pouco explorada a visão da história na nova galaxia tem potencial para crescer exponencialmente e as equipes de desenvolvimento que conseguiram dentro de tantas mudanças e problemas gerar um jogo completo e divertido, merecem reconhecimento. Eu não ficaria surpreso de saber que aqueles responsáveis pela produção do trailer de lançamento de ME Andromeda (vídeo acima), escolheram como tema a música "Human" do cantor conhecido como Rag'n'Bone Man, aonde é dada enfase nos trechos cujo significado é "Sou apenas humano, acima de tudo. Sou humano, cometo erros. Sou só humano, é tudo que precisam. para por a culpa e mim, não ponha a culpa em mim".

 

    Ainda que tenha me frustrado, não me arrependo de ter comprado a versão deluxe do jogo, eu recomendo o jogo para aqueles que entendo como jogadores e não entusiastas de jogos, porém recomendo fortemente que aguardem por novas atualizações e se possível esperem uma promoção que te garanta um valor razoável na aquisição até para aquecer o multiplayer que de pode acabar esfriando com o tempo, de forma que apenas após boas promoções teremos bons volumes de jogadores.

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